Serei eu somente mais uma laranja mecânica?

Serei eu somente mais uma laranja mecânica?
"Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo. E uma das condições necessárias pra se pensar certo, é não estarmos demasiado certos de nossas certezas."
-Paulo Freire-

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Carpe Diem

Sempre me disseram essa expressão,
Carpe diem,
Mas eu sempre parava e refletia,
Nunca compreendi a sua extensão.
Parecia algo complicado,
Palavras difíceis, escritas em latim,
Uma complexidade em seu significado,
Até que um dia, um simples sujeito me disse assim:
Desculpe-me o incômodo,
Moça e moço,
Mais me sinto morto igual a um caroço,
Estou triste na vida, não tenho ninguém,
Perdi minha amada parceira no parto,
Meu filho, de doença morreu também,
Ignorou meus conselhos, deixando-os de lado,
Perdi meu pai, não faz muito tempo,
Minha mãe está doente e hoje eu lamento,
Já estou velho, e cheio de arrependimentos,
Mas vocês... Vocês tem o poder da juventude,
Então amem! Amem o quanto puderem!
Vivam cada dia, mas vivam uma vida cheia atitude!
Não carreguem esse fardo no seu futuro,
Pois viver o amanhã, arrependendo-se do ontem,
Esse presente então poderá ser ainda mais duro,
Eu moro ali, na rua “x” no bairro “tal”,
E uma lagrima percorria seu rosto quando chegou ao final,
Não era um cidadão do tipo atlético,
Mas foi-se embora com vigor,
Talvez ele não fosse assim tão poético,
 Mas como um poeta ele declamou toda sua dor,
E momentaneamente refleti sobre aquela expressão,
Pode se dizer que suas humildes palavras,
Comoveram de fato minha alma e coração,
E o resto da noite foi diferente,
Pois se encontrava parada ali em frente,
Comovida com a história do homem, ali estava ela,
E o resto da noite foi então eterno,
Pois assim como o carpe diem prega,
Viver cada dia, a partir do colo materno,
É bem mais simples quando o momento te carrega...

Nenhum comentário:

Postar um comentário